NATURALIZAÇÃO ITALIANA POR MATRIMÔNIO, como eu fiz a minha?

Eita que essa manicure não para…kkkkkkkkkkkkkk… Mas é isso gente, mudar de país não é difícil desde que você saiba tudo o que precisa fazer pra viver bem naquele país com plenos direitos e deveres!

Muita gente me pergunta se já não é o bastante ter o permesso di soggiorno, se é realmente necessário ter a naturalização italiana  também e a minha resposta é SIM precisa se você tiver objetivos maiores que vão além de apenas existir no país em questão, no meu caso principalmente, pois eu trabalho ainda por cima no país vizinho (Suíça) e ter a cidadania italiana pra mim ajuda muito mais no tipo de contrato e no valor do salário que eu ganho.

NATURALIZAÇÃO ITALIANA POR MATRIMÔNIO
NATURALIZAÇÃO ITALIANA POR MATRIMÔNIO

As possibilidades que o passaporte europeu trazer pra nossa vida é imensa e quem tem a possibilidade de adquiri-lo não deve perder a oportunidade.

Então, eu vim contar pra vocês como eu fiz sozinha o passo a passo do meu processo de naturalização italiana por matrimônio, mas antes vou explicar algumas coisas que causam um pouco de confusão por conta da interpretação que a maioria das pessoas fazem ao ler o que diz o site do Minisero dell’Interno…

PARA FAZER O PROCESSO DE NATURALIZAÇÃO ITALIANA POR MATRIMÔNIO NÃO TEM SEGREDO

1 – NÃO PRECISA ESTAR MORANDO NA ITÁLIA POR PELO MENOS 2 ANOS pra fazer o processo de naturalização por matrimônio aqui na Itália, a pessoa tem que ter residência fixa aqui e ponto.

Muita gente enfeita o pavão falando que tem que estar morando na Itália por no mínimo 2 anos, ou ainda que o tempo e casado como o cidadão reconhecido italiano juri sanguinis tem que ser superior a 2 anos e que começa a contar a partir da data do reconhecimento e não do casamento, quando na verdade o que conta é apenas o tempo de casamento que a pessoa tem, sejam eles casados civilmente na Itália ou em qualquer parte do mundo, pois o cidadão italiano reconhecido Juri Sanquinis é italiano de nascença!

Lembrem-se que é cidadania por matrimônio e não por tempo de residência ou qualquer outra modalidade de requisição!

Já coloquei essa explicação logo de primeira porque é a dúvida que a maioria das pessoas tem…
Lá no site do Ministero dell’Interno diz que para fazer a naturalização italiana por matrimônio aqui na Itália, a pessoa tem que ter residência fixa aqui na Itália, porém para poder dar entrada no processo, conta o tempo de matrimônio que a pessoa tem.
Ainda o site diz claramente o que compilo abaixo:
  • Pra fazer o processo por consulado italiano no exterior o matrimônio com o cônjuge italiano precisa ser de no mínimo 3 anos;
  •  Pra fazer o processo em território italiano o matrimônio com o cônjuge italiano tem que ter no mínimo 2 anos;
  • Quando o casal tem filhos menores , esse prazo cai pela metade.
?”Uma prova de que o tempo de residência em um local não tem nada a ver com o processo e sim o que conta é apenas o tempo do matrimônio, é o fato de por exemplo você poder iniciar o processo de naturalização por matrimônio no Brasil por um consulado e finalizar ele em outro país em outro consulado ou até mesmo na Itália, sem alterar o prazo de conclusão do processo, basta manter o seu endereço sempre atualizado junto ao consulado / anagrafe!
2- O TEMPO DE DURAÇÃO DO PROCESSO a partir da data em que os documentos originais são apresentados E entregues na PREFEITURA/ CONSULADO são de até 2 anos.

3- UNIAO ESTÁVEL não é aceita para processo de cidadania italiana por matrimônio, mesmo que o casal tenham filhos desta união, esse regime de união não é reconhecido na Itália.

SÃO ACEITOS:

  • UNIÃO CIVIL entre pessoas do mesmo sexo;
  • CASAMENTO CIVIL entre pessoas de sexos opostos;

4- ESSE É UM PROCESSO simples e fácil de fazer, é completamente online e sem tanta burocracia, basta ter muita paciência pra preencher o módulo de 17 páginas online corretamente, qualquer falha, as vezes por distração no preenchimento o seu processo pode não ser aceito!

5- É OBRIGATÓRIO apresentar o permesso di soggiorno com validade mínima de 2 anos e o códice fiscale.(Quando feito na Itália em prefeitura)

( Para processo em consulado no Brasil não precisa deste permesso, para processo em consulado fora do Brasil precisa do permesso de residência legal naquele país )

6- IMPORTANTE NÃO ter ficado ilegal em território italiano em nenhum momento e nunca ter sido deportado da Europa, a cidadania pode ser negada!
Conheço pessoas que tiveram a cidadania negada porque a ficou ilegal na Itália por um curto período de tempo, com muito custo conseguiram ter apenas o permesso di soggiorno…
*** Se vierem para a Itália em casal pra fazer o processo de cidadania Juri Sanquinis de um dos cônjuges, atenção pra não permanecer na Itália após o vencimento do visto de 90 dias no caso do processo demorar para ser concluído, conheço pessoas que tiveram naturalização negada por ter ficado ilegal aqui em casos assim também!***
7-CERTIDÃO DE NASCIMENTO EM INTEIRO TEOR tem validade de 6 meses após o apostile e tradução.
8- CERTIDÃO DE ANTECEDENTES CRIMINAIS tem validade de 90 dias a partir da data de emissão, mesmo que esteja apostilado e traduzido.
* Precisa apresentar antecedentes criminais de todos os países em que a pessoa viveu por mais de 6 meses a partir dos 14 anos de idade. (tem uma página específica pra relatar isso na domanda)
9- AO RECEBEREM A CERTIDÃO DE MATRIMÔNIO TRANSCRITA no comune, atenção se os dados e principalmente a data do matrimônio estão corretos e legíveis!
10- TODA A COMUNICAÇÃO do Ministero dell’Interno é feita através do próprio site, faça seu cadastro com uma conta de e-mail segura e jamais esqueça a senha porque é quase impossível recuperar senha nesse sistema… ( experiencia horrível que tive com isso)
11- NÃO PERDE a cidadania brasileira, apesar do que está escrito em lei no Brasil!!!
( sei que existem muitas discussões sobre isso, porém o processo que acomete a “tal perda de cidadania” pode acontecer, mas é muito longo CASO, eu disse CASO a pessoa tenha algum problema grave que a submeta aos olhos da justiça federal brasileira ou internacional)
12- APÓS 2 DIAS  da data do juramento (finalização do processo) a pessoa pode fazer a identidade Italiana, bem como solicitar o passaporte italiano;
13- O CIDADÃO NATURALIZADO italiano passa a partir da data do juramento ter os mesmo DIREITOS e DEVERES que um cidadão nato italiano.
14- EM CASO DE DIVÓRCIO após a naturalização, o cidadão não perde a naturalização italiana por matrimônio!
?*AGORA VOU EXPLICAR COMO EU FIZ O MEU PROCESSO DE NATURALIZAÇÃO ITALIANA POR MATRIMÔNIO:*?
“Eu tenho 24 anos de matrimônio, e iniciei o meu processo de naturalização por matrimônio apenas 1 mês após meu marido ter sido reconhecido cidadão italiano e apenas 2 meses após a NOSSA residência ser fixada aqui na Itália.
Aqui onde eu moro a prefeitura trabalha rápido em parceria com o Ministero dell’Interno, porque eu mandei a domanda online e dois dias depois já me responderam positivamente e me convocaram pra apresentar os documentos originais.
Solicitei a minha certidão de nascimento e o de antecedente, apostilei no Brasil e traduzi aqui na Itália.
Mesmo nós não tendo ainda 6 meses que estávamos morando aqui na Itália, eu pedi também meu antecedente daqui pra não enviar nenhum módulo da domanda em branco, e eu tive residência fixa apenas no Brasil e agora na Itália.
Os documentos devem ser apresentados primeiro scanerizados em formato PDF ou JPEG e depois entregues na prefeitura do comune onde você está morando ou no consulado da sua região quando for convocado.”
?APRESENTEI OS SEGUINTES DOCUMENTOS:
*Certidão de nascimento em inteiro teor APOSTILADA*
*Tradução juramentada da certidão de nascimento APOSTILADA *
*Antecedentes criminais APOSTILADO*
*Tradução juramentada do antecedentes criminais APOSTILADA*
{ se traduzir aqui na Itália estas certidões que devem vir apostiladas do Brasil ,não precisa apostilar as traduções aqui na Itália}
*Códice fiscale*
*Permesso di Soggiorno válido (não pode ser o protocolo)*
*Certidão de matrimônio transcrita que o comune entregou ao meu marido quando terminou o seu processo*
*Passaporte válido*
*Uma marca da bollo de 16,00€* ( tem que escanerizar a marca da bollo e enviar na domanda online)

*Comprovante de pagamento da taxa de naturalização de 200,00€*

 

Quando entregar os documentos originais, atenção que a marca da bollo tem que ser exatamente a mesma scanerizada!
? Fique de olho na sua caixa de e-mail e também no site do MI fazendo sempre o login com sua senha e e-mail porque você receberá por este canal a convocação para apresentar os documentos originais que foram escanerizados, na prefeitura ou consulado !

Agora basta aguardar o processo correr, o que pode levar ate 2 anos…

 

Neste período, fazendo o processo aqui na Itália, se acharem necessário podem mandar o vigile ou oficial da imigração fazer 1 ou mais visitas de surpresa pra conferir se é um matrimônio real e se vivem na Itália mesmo no endereço indicado.

Abaixo posto a foto da aceitação do processo e da minha convocação para a entrega dos documentos e em breve espero postar a foto do meu passaporte vermelhinho também…
NATURALIZAÇÃO ITALIANA POR MATRIMÔNIO
NATURALIZAÇÃO ITALIANA POR MATRIMÔNIO
Link para cadastro e envio online clique aqui
NÃO ABRE PELO CELULAR!
BUONA FORTUNA!!!!

1 comentário em “NATURALIZAÇÃO ITALIANA POR MATRIMÔNIO”

  1. Brava , Deise; eu tambem estou fazendo esta estrada , so que aqui em Milano e bem demorado ja faz 7 messes que dei entrada e a prefeitura ainda nao me chamou,,
    Mas eu tambem morro de vontade de ir pra Suica,,
    Parabens ,pensamento positivo e Deus na frente ;;

    Responder

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: