COMO VIAJAR COM PET PARA A ITÀLIA esse é o assuno de hoje aqui no blog…

Vocês já se perguntaram como viajar com pet para a Itália e já se imaginaram nesta situação?
Pois é, vocês pensam que vida de manicure é só fazer unhas né? Só que não…kkkkkkkkkk

Quem resolve se mudar de país de malas e cães, vai precisar aprender fazer algumas coisas além de fazer unhas… e olha só o que eu fui obrigada a aprender… segue a matéria de hoje!

COMO VIAJAR COM PET PARA A ITÁLIA

Essa é uma pergunta que me fazem muitooooooo, mas não foi nenhum bicho de 7 cabeças não, aliás, vir para a Itália com as minhas peludinhas foi uma aventura maravilhosa  e não havia nenhuma possibilidade de fazermos isso sem trazê-las, nem passou isso pela minha cabeça nas mais remotas das possibilidades em nenhum momento!

Aqui elas tem liberdade de frequentar todos os lugares que tivermos vontade de levá-las, elas são bem vindas e respeitadas, SEMPRE!

E olha, e vou contar mais… elas conquistaram a cidadania italiana e o passaporte italiano bem ante de todos nós, o processo delas demorou 1 semana e o anagrafe canina ainda tirou onda com a minha cara, falando que elas eram italianas e eu ainda não…kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk… folgado que só ele!!!!

Como sagitariana e agitada que só, é a minha cara contar logo a historia toda sem enrolar muito, então vou contar tin tin por tin tin…

Vou colocar o passo a passo e os valores que paguei, porém tudo foi feito entre Novembro de 2016 a Março de 2017, viajei com elas em Abril de 2017 e os valores que estou colocando são referentes a 1 animal.

1- PRIMEIRA PROVIDÊNCIA E A MAIS IMPORTANTE!

Ao adotar um pet, desde o início mantenha todas as vacinas em ordem… TODAS!!!!

2- Colocar o microchip de ISO UNIVERSAL * esse ISO permite o microchip ser leito por qualquer aparelho leitor no mundo todo!!

R$102,00 com a aplicação.

3- Dar a vacina anti rábica  no cão ou gato e aguardar exatos 30 dias para fazer o exame sorológico obrigatório.

R$80,00

4- Fazer o exame de sorologia anti rábica  dentro dos padrões exigidos pela União Européia! Na época que eu fiz, o setor de zoonoses de São Paulo estava fazendo o teste, então eu paguei para um laboratório de análise da minha confiança colher o sangue, e eu mesma levei pessoalmente a amostra para o laboratório da zoonoses devidamente conservado .

R$27,00 pela coleteta do sangue

R$158,00 referente a sorologia
  •   clique aqui  e veja as exigências oficiais atualizadas pela Vigiagro Guaruhos.
  •   clique aqui e veja como preencher o formulário de solicitação de emissão do CZI.
  •   clique aqui e veja o formulário que deve ser preenchido.

5- Após 30 dias o exame ficou pronto com o resultado afirmativo de que estavam devidamente imunizadas contra a raiva.

6- Esperei os 90 dias ( OBRIGATÓRIOS ) á partir da data da coleta do exame para poder viajar, sendo assim, marquei a viagem apenas após estar com o resultado dos exames em mãos e saber que nada poderia impedir o embarque delas!

7- Ao comprar as passagens, eu já solicitei a reserva delas também, pois fiz as contas do cronograma para tudo dar certinho e deu na trave, mas deu!

8- 10 dias antes da data do embarque EXATAMENTE, é necessário com agendamento prévio, apresentar na Vigiagro em Guarulhos os seguintes documentos:

• O exame original de sorologia ;
  • A carteira de vacinação;
  • O certificado do microchip com a assinatura e registro do veterinário que aplicou;
  • A passagem comprovando a data da viagem;
  • Atestado médico do veterinário somente no MODELO PERMITIDO pela Vigiagro , clique aqui para imprimir o modelo, devidamente preenchido e assinado pelo médico.
Essa etapa dos documentos na Vigiagro é de graça, mas aja coração, porque eles são um pouco enrolados e entregam a permissão ou não permissão para o embarque apenas 2 dias antes do embarque e o tempo todo te deixam na pilha dizendo que qualquer informação faltando ou errada, eles podem negar o visto delas, a minha permissão saiu apenas 1 dia antes, o desastre foi porque eu não levei o atestado de saúde delas no modelo oficial deles, levei o modelo emitido pelo veterinário, daí tive que voar literalmente contra o tempo para conseguir ir até o veterinário com o atestado preenchido corretamente e ele assinar e assim conseguir a autorização e eu quase surtei de medo de não dar tempo…
A MINHA SAGA PESSOAL

Olha o perrengue até descobri de verdade COMO VIAJAR COM PET PARA A ITÁLIA… mas dái, sem emoção no final, não sou eu né…kkkkkkkkkkkkkkkk

Fui ao aeroporto buscar a autorização de embarque delas 2 dias antes da viagem como eu sabia que era, lembrando que eu morava em Jundiaí, e sem carro porque na manhã daquele dia já tinha entregado ao rapaz que o comprou de mim, como faltavam apenas 2 dias para a nossa mudança, achei que não tinha problema entregar 2 dias antes do embarque… só que eu não contava que isso iria me ocorrer… enfim…

Saí da minha casa naquele dia ás 7:30h da manhã, entreguei o carro e fui de ônibus de Jundiaí a São Paulo ao terminal Tietê, de lá peguei um Uber e cheguei no aeroporto ás 12:30h, mas o Vigiagro abria apenas ás 13:00h daí já tinha fila e a hora que eu fui atendida, a mocinha me falou que ainda não estava pronto e que eu deveria esperar, esperei e ás 16h ela me falou que não poderia me dar o certificado porque o atestado estava errado, eu quase morri!!!!

Após me dar essa notícia, ela me falou ainda que não dava nem mais tempo de eu levar e naquele dia e que não saberia se o veterinário deles teria tempo de olhar no dia seguinte… tipo, 1 dia antes da viagem minha gente… eu saí de lá chorando rios!!!!!!!!!!!!
Voltei pra minha casa que a aquela altura ja estava sem móveis, sem impressora e sem nada porque eu já tinha vendido e entregue tudo, e no caminho minha mente pensando em como eu iria imprimir e levar pro veterinário assinar aquele bendito atestado naquela hora da noite, sim, porque cheguei em Jundiaí aos prantos as 21h porque o transito também não ajudou nada…
Olha, no caminho fui pedindo socorro pra todos os lados!!
Minha sobrinha achou o documento oficial na internet, mandou por email pra uma amiga minha imprimir, o marido dessa minha amiga levou o papel impresso e me encontrou na rodoviária de Jundiaí, de lá peguei um Uber e fui ao veterinário que assinou e o papel e ele me cobrou mais R$70,00 por isso…
Claro que nem dormi naquela noite porque eu não tinha certeza se ainda iria dar tempo de tudo ficar pronto… Daí no dia seguinte, destruída, cansada e apavorada, estávamos eu, minha filha Bianca e uma amiga que é um anjo que se ofereceu para nos levar de carro, a Luciana que sinto saudades.., lá no aeroporto cedinho, pra entregar o atestado… a moça viu meu desespero e pediu pra aguardar,  esperamos por 2 horas, mas enfim, deu tudo certo, saí de lá com visto delas em mãos…
No dia seguinte, chegamos 4 horas antes do embarque no aeroporto para poder fazer a inspeção pré embarque delas e pagar as taxas.
U$$ 200,00 cada uma porque eram pequenas e voaram dentro da cabine conosco.
Cada companhia tem suas regras, sendo assim seguimos as regras desta que é permitido apenas 1 cão por passageiro, porém estávamos em 3 pessoas, nisso pudemos viajar com elas de boa dentro da cabine, eles permitiam 2 cães por vôo, então deu tudo certo!

O vôo foi tranquilo e os comissários muito amáveis principalmente com as babys, passar pela imigração com elas foi super tranquilo também e tudo ocorreu muito bem graças aos céus, afinal, até que descobrir como viajar com pet para a Itália não é nenhum bicho de 7 cabeças…

APÓS CHEGAR NA ITÁLIA ATENÇÃO QUE AINDA TEM REGRINHAS PARA CUMPRIR

COMO VIAJAR COM PET PARA A ITÁLIA
É obrigatório assim que registrar a sua residência, fazer o registro delas no Anagrafe Canina!

Para isso deve levar todos os certificados de vacina, microchip e o czi, seu passaporte e códice fiscale, eles fizeram a leitura do microchip no ato do registro, me cobraram uma pequena taxa ( paguei 14,28 € pelas 2 meninas), assinei alguns documentos e pronto; ele me deu um documento de registro que devo portar sempre que sair com elas ….Então o investimento real no final para cada uma foi a seguinte em reais, pois tenho o recibo de tudo:

• R$1.166,00 contando até com a taxa do anagrafe convertida para o câmbio naquele dia.
Eu achei o valor ótimo, pois eu consultei empresas que fariam todo o processo, incluindo o transporte e o valor que me cobrariam passavam dos R$ 5.000,00 por cada uma, e consultei também um profissional para fazer apenas o processo de sorologia que cobravam a partir de R$ 1.600,00 pelos 2 pets… Sendo assim, está tudo ótimo, economizei bem e ainda vivi uma boa aventura cheia de adrenalina! kkkkkkkkkkkkkk

Bem, aqui estamos nós na Itália, felizes e felizes!!

Eu sei que essa conta é de 2017 e que após isso o Zoonoses de SP parou de fazer esse exame, e que o laboratório que está autorizado a fazer o CZI para o Brasil agora está cobrando bem mais caro, mas eu espero que este meu artigo tenha dado ao menos um norte a você que procurou algo sobre esse tema…

NÃO DESISTA DOS SEUS PELUDINHOS, O AMOR DELES NÃO TEM PREÇO!